OFICINA LIVRE
2° Encontro/ Dia: 05/06/09 / Oficina Livre 8 h
REFLEXÕES SOBRE TEORIAS DE GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS
ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO PROJETO
REFLEXÕES SOBRE TEORIAS DE GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS
ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO PROJETO
“Acreditamos na construção de um educador que possa fazer toda a reflexão proposta, e que se caracteriza pela sensibilidade para identificar problemas, rompendo com visões tradicionais.”
Em função desta constatação é que iniciamos nosso encontro com a distribuição e a leitura do texto “gaiolas e asas” de Rubem Alves. E para mudarmos a concepção da realidade da maioria das nossas escolas, e que possam deixar de ser gaiolas, devemos encorajar nossos alunos a voarem, por isso relatei algumas considerações referente ao compromisso e o empenho de cada um dos nove professores cursistas, como o registro e organização do portifólio, sobre a necessidade de fazer o estudo e resolver as atividades propostas das TPs, sobre o Memorial-relato de sua experiência como educador e Memorial de leitura- reflexão sobre o seu processo de letramento e suas experiências como leitor, desde sua infância e com isso garantir a qualidade do programa.
Após este momento, iniciamos nossos estudos com o texto do Ampliando nossas referências, gêneros textuais: definição e textualidade de Luiz Antonio Marcuschi. Foi proposto que os professores em dupla respondessem as questões sobre o texto de referência e depois partimos para a discussão. Apresentei em slides a TP 3 – gêneros e tipos textuais - Rita de Cássia, para que os professores identificassem os diferentes modos de organização de alguns textos e que gêneros textuais são maneiras de organizar as informações lingüísticas de acordo com a finalidade do texto, com o papel dos interlocutores e com as características da situação. Por tanto, o gênero nasce de uma necessidade social e cultural.
A partir daí, os professores em grupo fizeram cartazes relacionando tipos com a classificação de gêneros textuais, realizaram a proposta da atividade de forma interativa e muito produtiva, pois foi o momento de muitas relembrarem o que haviam estudado sobre os gêneros e tipos textuais. Alguns professores apresentaram dúvidas sobre alguns conhecimentos teóricos. As professoras cursistas Araci e a Vera contribuíram muito com suas experiências sobre o assunto nas discussões, pois já haviam apresentado um trabalho sobre os gêneros textuais e estavam bem interadas sobre o assunto, inclusive tiveram a oportunidade de conhecerem pessoalmente o autor Luiz Antônio Marcuschi, do qual trabalhamos o texto.
Sabemos que o grande desafio de todo o professor de língua portuguesa é levar o aluno a pensar, a manifestar sentimentos e opiniões, a partir do que lê e a discutir e se posicionar diante do texto para depois escrever. Por isso, o programa Gestar II abre esse caminho, os diferentes tipos de textos servem para iniciar as atividades. A conversa informal, a leitura silenciosa seguida (ou não) da leitura oral, conforme as necessidades da turma desinibem e aproximam o professor, aluno e texto, tudo dependerá do planejamento de vocês professores, conforme as diferentes realidades das turmas.
Passamos então para o segundo momento do encontro, o qual foi para tratarmos da elaboração do projeto, que o professor cursista deverá desenvolver de preferência interdisciplinar, na sua sala de aula. Os quais orientei sobre a estrutura que consta no guia geral. Houve várias sugestões de temas e troca de experiências o qual é muito importante para nós educadores enriquecermos o nosso trabalho.