sexta-feira, 26 de junho de 2009

OFICINA LIVRE
2° Encontro/ Dia: 05/06/09 / Oficina Livre 8 h

REFLEXÕES SOBRE TEORIAS DE GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS
ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO PROJETO

“Acreditamos na construção de um educador que possa fazer toda a reflexão proposta, e que se caracteriza pela sensibilidade para identificar problemas, rompendo com visões tradicionais.”


Em função desta constatação é que iniciamos nosso encontro com a distribuição e a leitura do texto “gaiolas e asas” de Rubem Alves. E para mudarmos a concepção da realidade da maioria das nossas escolas, e que possam deixar de ser gaiolas, devemos encorajar nossos alunos a voarem, por isso relatei algumas considerações referente ao compromisso e o empenho de cada um dos nove professores cursistas, como o registro e organização do portifólio, sobre a necessidade de fazer o estudo e resolver as atividades propostas das TPs, sobre o Memorial-relato de sua experiência como educador e Memorial de leitura- reflexão sobre o seu processo de letramento e suas experiências como leitor, desde sua infância e com isso garantir a qualidade do programa.
Após este momento, iniciamos nossos estudos com o texto do Ampliando nossas referências, gêneros textuais: definição e textualidade de Luiz Antonio Marcuschi. Foi proposto que os professores em dupla respondessem as questões sobre o texto de referência e depois partimos para a discussão. Apresentei em slides a TP 3 – gêneros e tipos textuais - Rita de Cássia, para que os professores identificassem os diferentes modos de organização de alguns textos e que gêneros textuais são maneiras de organizar as informações lingüísticas de acordo com a finalidade do texto, com o papel dos interlocutores e com as características da situação. Por tanto, o gênero nasce de uma necessidade social e cultural.
A partir daí, os professores em grupo fizeram cartazes relacionando tipos com a classificação de gêneros textuais, realizaram a proposta da atividade de forma interativa e muito produtiva, pois foi o momento de muitas relembrarem o que haviam estudado sobre os gêneros e tipos textuais. Alguns professores apresentaram dúvidas sobre alguns conhecimentos teóricos. As professoras cursistas Araci e a Vera contribuíram muito com suas experiências sobre o assunto nas discussões, pois já haviam apresentado um trabalho sobre os gêneros textuais e estavam bem interadas sobre o assunto, inclusive tiveram a oportunidade de conhecerem pessoalmente o autor Luiz Antônio Marcuschi, do qual trabalhamos o texto.
Sabemos que o grande desafio de todo o professor de língua portuguesa é levar o aluno a pensar, a manifestar sentimentos e opiniões, a partir do que lê e a discutir e se posicionar diante do texto para depois escrever. Por isso, o programa Gestar II abre esse caminho, os diferentes tipos de textos servem para iniciar as atividades. A conversa informal, a leitura silenciosa seguida (ou não) da leitura oral, conforme as necessidades da turma desinibem e aproximam o professor, aluno e texto, tudo dependerá do planejamento de vocês professores, conforme as diferentes realidades das turmas.
Passamos então para o segundo momento do encontro, o qual foi para tratarmos da elaboração do projeto, que o professor cursista deverá desenvolver de preferência interdisciplinar, na sua sala de aula. Os quais orientei sobre a estrutura que consta no guia geral. Houve várias sugestões de temas e troca de experiências o qual é muito importante para nós educadores enriquecermos o nosso trabalho.

Depoimentos do Filme O Saber e o Sabor



Professores Cursistas assistindo o filme o Saber e o Sabor no 1º encontro.









terça-feira, 23 de junho de 2009

Cronograma gestar II - 1ª Etapa

Programação Gestar II Língua Portuguesa

30/05/2009- Oficinas introdutórias - 8 h ( 2 oficinas)

05/06/2009- Oficina Livre - Discussão tema Projeto - 8 horas

17/06/2009- TP 3 unidade 9 e 10- Oficina 5 - 4 horas

26/06/2009- TP 3 unidade 11 e 12 - Oficina 6 - 4 horas

08/07/2009- TP 4 unidade 13 e 14 - Oficina 7 - 4 horas

15/07/2009- TP 4 unidade 15 e 16 - Oficina 8 - 4 horas

27/07/2009- TP 5 unidade 17 e 18 - Oficina 9 - 4 horas

07/08/2009- TP 5 unidade 19 e 20 - Oficina 10 - 4 horas





Maria Aparecida Andres Nascimento - Bossoroca -RS

Oficina introdutória Gestar II Língua Portuguesa

Aula Inaugural
Secretário Municipal de Educação e Cultura juntamente com as professoras formadoras.




RELATÓRIO DA OFICINA INTRODUTÓRIA



DATA: 30/05/2009

Primeiro encontro: 8 h



A abertura do programa Gestar II no município de Bossoroca RS, aconteceu no dia 30/05/09, nas dependências do Auditório Municipal João Luiz Bandeira, com a presença do Senhor Secretário de Educação Salomão Valença dos Santos, dos diretores das escolas municipais, professores formadores do Gestar II de Matemática e Língua Portuguesa e os professores cursistas das duas disciplinas.




Primeiramente, o Secretário de Educação se pronunciou desejando boas vindas a todos e falou sobre a importância dos professores participarem do programa, incentivando-os a busca constante do aperfeiçoamento pessoal e profissional e assim apontarem caminhos para que seus alunos descubram e construam de forma interativa os saberes.Também salientou que o município fez adesão pelo programa por ser uma das metas do PAR ( plano de ações articuladas) a formação continuada dos professores do município.




As professoras formadoras do Gestar II de Língua Portuguesa e Matemática iniciaram o seu trabalho explicando o objetivo, a caracterização, modalidade, ações integrantes do programa, bem como sua metodologia aos professores cursistas das disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa. Salientamos que a finalidade do programa é elevar a competência dos professores e de seus alunos e com isso melhorar a capacidade de compreensão e intervenção sobre a realidade sócio-cultural. Apresentamos e debatemos sobre o cronograma da realização da primeira etapa do programa.




Distribuímos o material para os professores cursistas, analisamos o Guia Geral e explicamos como seria a sequência do trabalho no decorrer do curso, com os demais livros, explicamos a dinâmica das oficinas, bem como o trabalho que cada um deverá executar, portanto, este será um material a mais a ser utilizado pelo professor e não substitui outros que já foram adotados na escola.




Finalizando o primeiro encontro apresentamos o filme" o Saber e o Sabor". Após assistirmos realizamos um debate, oportunizando-o para que todos se pronunciassem. Os comentários foram tão emocionantes, dos quais me senti mas segura e motivada dar continuidade ao programa, pois acredito que vai valer a pena.
"Não há só um caminho, nem uma só solução.Ao contrário, há uma gama de possibilidades por meio das quais podemos encontrar novas respostas para velhas perguntas.Então, que tal aprendermos juntas???"
Formadora Maria Aparecida Andres Nascimento
Bossoroca-RS