terça-feira, 22 de setembro de 2009

RELATÓRIO DA OFICINA 10

Professores cursistas recebendo CD/R do encerramento da Primeira Etapa do Gestar II.



Texto publicitário elaborado pelos cursistas na oficina.

Professores expondo trabalhos realizados no avançando na prática



















Professores socializando os trabalhos do Avançando na Prática.







Cursistas lendo e debatendo sobre o texto "Ampliando nossas referências".

















Mensagem de abertura do encontro















Foto de Abertura da Oficina 10

Data:16/09/2009

Oficina 10: TP5 – Unidades 19 e 20

COESÃO TEXTUAL
RELAÇÕES LÓGICAS NO TEXTO

“ Uma grande escola exigirá docentes competentes, abertos para o mundo e para o saber, sempre de novo redefinidos....porque escola grande se faz com grandes cabeças
( é certo!), mas também com grandes corações, com muitos braços, que se
estendem em abraços que animam caminhadas para grandes horizontes.”
( Redin, 1999, p.07)

Realizamos a décima oficina do Gestar no dia 16/09/2009, a qual estava prevista no calendário para o dia 07/08/2009 e devido o recesso escolar e o seminário que os professores da rede municipal iriam participar, previsto acontecer nos dias 05,06,07 e 08 do mês de agosto, combinamos com os professores em realizarmos a oficina no dia 12/08/2009, a qual também não foi possível ser realizada, pelo motivo da gripe A onde foi determinado no município que os alunos retornariam as escolas no dia 17/08/2009. Por estes imprevistos só podemos realizar o nosso encontro nesta data.

Por estarmos concluindo, a primeira etapa do Gestar no nosso município, o qual para nós, formadoras de língua portuguesa e matemática é um momento muito gratificante, reuniu-se os professores cursistas de língua portuguesa com os professores de matemática, no Auditório Muncipal João Luis Bandeira , com a presença do Senhor Secretário Municipal Salomão Valença dos Santos e os alunos de duas escolas das quais os professores desenvolvem o Gestar, para apresentarem trabalhos realizados.

Inicialmente, ouvimos uma mensagem e logo o pronunciamento do Senhor Secretário, que se pronunciou dizendo que o Gestar veio somar para uma prática mais reflexiva dos professores do município de Bossoroca.

Após este momento, iniciamos nossas reflexões teóricas referente a coesão textual, dos quais os professores cursistas fizeram suas colocações, tendo surgido muitos questionamentos e dúvidas, pois quando escrevemos um texto uma das maiores preocupações é como amarrar a frase seguinte a anterior, e isso só vai ser possível se dominarmos os princípios básicos de coesão. Pois ao construirmos um texto, devemos portanto, fornecer aos possíveis leitores informações suficientes para que criem e recriem o “mundo textual”, o universo de significações criado pelo texto.

Apresentei os eslaides sobre o assunto e pautamos momentos de discussão. Analisamos também o texto “ Circuito Fechado” ( Ricardo Ramos) e nos questionamos: O texto é coerente? O texto é coeso? E para enriquecermos nossas discussões, realizamos a leitura oralmente do texto “Ampliando Nossas Referências”, comparando os conceitos de coesão por vários autores e o estudo das questões. Os professores manifestaram suas opiniões e entendimentos sobre coesão textual, bem como a melhor forma de ensinar nossos alunos a escreverem um texto. Pois, a escolha dos elementos adequados para conectar as partes de um todo e orientar o desenvolvimento do tema é aspecto fundamental para boa formação de um texto. Realizamos também o estudo do texto “Segredos da Seda”p. 143, para analisarmos alguns dos mecanismo de coesão empregados.

Passamos para os relatos de experiências, cada cursista relatou sobre o “Avançando na Prática” que desenvolveu com seus alunos. Alguns cursistas comentaram que tiveram dificuldade em aplicar atividades da unidade 19 e 20 onde tiveram que se adequar ao nível de conhecimento da turma. A cursista Vera relatou que no começo os seus alunos tiveram dificuldade em realizar a tarefa da página 196, talvez por ser uma atividade nova, porém no decorrer da atividade demonstraram interesse e habilidade em formar os textos. Teve cursistas que não haviam concluído os avançandos da unidade anterior,portanto fizeram seus relatos e apresentaram alguns trabalhos realizados, nesta oficina, como o da página 40, 82 e 105. Foi um momento riquíssimo de socialização, troca de experiências e sugestões, pois os professores estavam entusiasmados em relatar as atividades realizadas.

Partimos para a parte prática da oficina, levei várias gravuras de produtos, e pedi para que formassem grupos para realizar a tarefa de produção de um texto publicitário, fazendo uso de linguagem verbal e não verbal. Cada grupo deverá usar de seus conhecimentos prévios e criatividade, provocando a atenção e o interesse dos “compradores” por meio de uma frase negativa aliada a informação sobre o produto. Os grupos produziram os textos e expuseram para os demais. Logo após as apresentações fizemos uma análise dos textos e sugeri a realização da mesma atividade com os alunos.

Ao finalizarmos nosso encontro realizamos a avaliação desta oficina e das atividades desenvolvidas. Por estarmos concluindo a primeira etapa do Gestar, solicitei que escrevessem os pontos positivos, negativos e sugestões para o aprimoramento na continuidade do nosso trabalho. Os professores entregaram os portifólios para serem analisados no encontro. Concluindo a primeira fase de formação, realizei a entrega de um CD com o conteúdo repassado na primeira etapa de formação do Gestar II em Porto Alegre.




Formadora: Maria Aparecida Andres Nascimento
Bossoroca - RS