quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

DATA: 19/12/09

RELATÓRIO DA OFICINA AVALIATIVA DO GESTAR II E PROJETOS

“Viver é a arte de realizar sonhos. Viver é ser o artista da auto-criação. As mudanças ficam mais fáceis quando o que se passa dentro de você é explicado. O grande néctar da vida é a possibilidade de realizar o divino que existe dentro de cada um de nós.
(Ágata Sthéfani)


Neste sábado, 19 de dezembro de dois mil e nove, nos reunimos para realizar o Seminário de Avaliação do Gestar II no município de Bossoroca, RS, com o objetivo de fazermos a apresentação da auto-avaliação dos cursistas e dos projetos.

O encontro aconteceu no Auditório Municipal João Luiz Bandeira, Bossoroca, RS. Iniciamos o encontro com os slides “Palavras” (Titãs), após a reflexão distribui uma folha para cada cursista escrever uma palavra que tenha representado o Gestar II para cada uma e usassem a criatividade para decorar, logo após solicitei que todos colassem em um papel e assim formamos um belo cartaz, com as palavras representativas como: inovação, criatividade, transformação, crescimento, desafio, caminhada, compromisso, envolvimento, prática, troca de experiências... A partir daí começamos as explanações de cada cursista sobre o Gestar II, dos quais registro aqui alguns depoimentos: “O curso Gestar foi muito proveitoso, pois me proporcionou muitas idéias inovadoras que despertaram a consciência crítica de meus alunos e me fez repensar a forma de trabalhar os textos e conteúdos de língua portuguesa.” (Fabiana). “Foi uma estrutura sólida para mim professora, possibilito-me a aprofundar conhecimentos e consequentemente, melhorou meu desempenho pessoal e profissional, aprimorando minha prática pedagógica, troca de experiências e pude me atualizar, proporcionando-me novos desafios como educadora, trazendo novas ideias e estratégias acerca do Ensino de Língua Portuguesa.” (Maria Janeth). “O curso me mostrou um novo caminho, onde nós educadores temos que estar sempre nos aperfeiçoando, e buscando.” (Estelita). “Foram muitos encontros inovadores e criativos. Sugestões belíssimas de como aplicar o conteúdo e dinâmicas em sala de aula prazerosas, estimulando práticas diversificadas, valorizando diferentes textos, em diferentes suportes.” (Gerônima).

Enfim, foram muitos os relatos e opiniões dos professores dizendo que o Gestar proporcionou momentos de reflexão através do diálogo durante a socialização das experiências vivenciadas em sala de aula e das teorias estudadas e debatidas na realização das oficinas, permitindo uma renovação da prática no ensino da leitura e escrita, contribuindo para elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem da Língua Portuguesa. Durante os relatos dos professores pude sentir muita emoção, pois não houve pontos negativos e sim muito aprendizado. O único ponto que poderia ser considerado negativo é o fato do pouco tempo que teve para que pudessem explorar mais as atividades dos livros, pois muitas relataram que por ter sido prolongado o recesso escolar devido a “gripe A”, atrapalhou um pouco as aplicações das atividades, mas se comprometeram de continuar explorando o material no próximo ano.

Após os relatos dos professores iniciamos as apresentações dos projetos vivenciados nas escolas sob a coordenação das cursistas que atuam nas referidas escolas, sendo o Projeto “Ler é um prazer, cultive este hábito na família”, desenvolvido na E.M.E.F. Josefina Ferreira Aquino pelas professoras cursistas, Vera, Fabiana e Estelita, as quais acreditam que a característica essencial de um projeto é ter um objetivo compartilhado por todos os envolvidos para se chegar a um produto final, em função do quais todos trabalham. As professoras montaram sacolas com vários tipos de livros, revistas das oferecem um a leitura bem diversificada. Cada turma tinha uma, o aluno retirava na biblioteca e levava para casa a qual constava uma ficha para marcar o que foi lido e o que mais gostou de ler. No dia do encerramento do Projeto a turma que mais cuidou da sacola e mais leu ganharia um prêmio e entre os leitores foram sorteados vários prêmios, entre eles uma cesta com alimentos. Também foi distribuído um cartão com pirulito parabenizando cada aluno pela participação no Projeto. As professoras foram bem felizes com o Projeto, pois os resultados foram alcançados, conseguiram criar espaços múltiplos e dinâmicos de leitura e informação, na escola e fora dela atingindo a família que muitas vezes não possuem esta oportunidade de lazer.

O Projeto “Leitura Iluminando o Caminho”, foi desenvolvido na escola do interior do município Escola Guiomar Medeiros, com as cursitas Maria Janeth, Gerônima e Maria Eliane. “Autor de causo presente na escola” (Vanise-Escola Prof. Haidée Nascimento), “Criação e recital de poemas” (Araci-Escola Osório Peixoto). Os projetos relacionados foram culminados nas escolas com muito êxito, dos quais eu tive a oportunidade de estar presente, com exceção do projeto da professora Vanise, por motivo de saúde apresentou laudo médico.

O resultado dos Projetos apresentados foi um pouco do resultado já presente nas escolas que o Curso Gestar ofereceu à ação pedagógica dos professores, propondo situações que incentivem a reflexão e a construção do conhecimento como processo contínua de formação docente. No encerramento das apresentações registrei também minha auto-avaliação do Programa Gestar II, pois estou muito satisfeita com o resultado final do curso; Foi para mim um desafio novo que surgiu para o melhoramento de nossa vida profissional e onde tive a oportunidade de estabelecer novos contatos e fazer novas amizades. Cabe ressaltar que nos momentos presencionais, tive apoio do grupo de colegas onde foi possível discutir, levantar questões, tirar dúvidas, reforçar e estimular atitudes favoráveis do entendimento de um determinado assunto.

Para finalizar o encontro distribui uma mensagem de Natal com um bombom para cada cursista e combinamos de nos encontrar no inicio das aulas para entrega e exposição dos portifólicos e realizarmos uma confraternização de encerramento do curso, que não foi possível ser realizada neste mês pelo acúmulo de tarefas de encerramento de final de ano letivo.

Fotos do encerramento do Projeto " Leitura iluminando o caminho" desenvolvido na E.M.E.B Guiomar Medeiros
Formadora juntamente com as cursistas no encerramento do Projeto

Formadora juntamente com as cursistas responsáveis pelo Projeto assistindo contagem de história para as crianças

Trabalhos realizados pelos alunos durante o Projeto
Crianças realizando leituras no encerramento do Projeto

Visita no encerramento do Projeto Leitura iluminando o caminho

Crianças lendo historia para as crianças da pré escola


Fotos do encerramento do Projeto"Ler é um prazer, cultive esse habito na familia". Projeto Sacola da Leitura E.M.E.F Josefina F. Aquino

Visita da formadora no dia do encerramento do projeto

Professora Vera entregando o prêmio soteado entre os alunos leitores

Cursista Vera entregando o prêmio para aluno da sacola mais cuidada

Encerramento do Projeto alunos sorteados recebendo os prêmios

Formadora juntamente com as cursistas coordenadoras do projeto

Aluno junto com a professora Vera, retirando a sacola da leitura

Aluno com a sacola da leitura
Cartaz elaborado na Oficina avaliativa

Cartaz elaborado pelas cursistas do que significou o Gestar II














segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Relatório das oficinas 11 e 12 da TP 6 – 8h

Data:09/12/09

TP6: Oficina 11
Unidade 21: Argumentação e linguagem
Unidade 22: Produção textual: planejamento e escrita.

TP6: Oficina 12
Unidade 23: O processo de produção textual: revisão e edição.
Unidade 24: Literatura para adolescentes.

No dia 09 de dezembro de 2009, realizamos as oficinas 11 e 12 do TP6, com o objetivo de desenvolver uma discussão e reflexão sobre a argumentatividade na linguagem e continuar a refletir sobre a prática de escrit6a e leitura, tratando das fases do planejamento. E por fim na Unidade 24, propomos tópicos sobre a literatura para adolescentes, refletindo sobre os critérios de seleção e o desenvolvimento de atividades capazes de despertar o aluno para o prazer e o valor da literatura. O encontro aconteceu mais uma vez no Auditório João Luiz Bandeira, em nosso município, vivenciando 8 h de trabalho com os cursistas. A oficina ocorreu de forma muito especial, dinâmica e reflexiva. Tratamos de assuntos extremamente relevantes, como a produção textual e a formação de leitores, assunto estes que tem sido o foco de discussão de muitos professores.

Iniciamos a oficina com um momento motivacional por meio de uma mensagem “Se você for sábia”. Em seguida passamos a teorização através de slides os quais trazem vários textos extraídos do TP6, bem como slides sobre conceito de leitura, leitura literária 1 do CD da 2° etapa realizado em Porto Alegre no Gestar II. Fizemos a leitura e analise dos textos discutindo pontos referentes aos tipos de argumentos, estratégias e qualidade da argumentação alem do planejamento de textos argumentativos. Vivenciamos e refletimos sobre a necessidade do planejamento, lembrando aos cursistas, no entanto, que um bom planejamento possibilita o desenvolvimento e o aprendizado do aluno em direção a sua autonomia. Os professores colocaram que os alunos não tem o hábito de planejar a escrita de textos e que não gostam muito de reescrever suas produções. Enfatizei da necessidade de se fazer um trabalho permanente que possibilite ao aluno passar por todas as etapas necessárias, para que se efetive uma boa produção textual, ensinando aos nossos alunos que devemos revisar o que escrevemos. Um dos motivos importantes dos quais devemos levar o nosso aluno a reescrever e reescrever e reestruturar o seu texto que é só aprendemos escrever quando escrevemos, assim como só aprendemos a ler quando lemos.

Tudo o que temos visto sobre a língua e linguagem nos mostra como nossa própria existência de seres humanos é moldada pela nossa capacidade de agir pela linguagem, através dela organizamos o saber, a vida, agimos sobre nossos pares e sobre o mundo. Todo o uso da linguagem é argumentativo, pois estabelece uma interação com o outro, uma relação de fazer social. Portanto somos seres argumentativos, porque objetivamos algo com o uso da linguagem.
Realizamos a leitura e as atividades do Ampliando nossas referencias “ Argumentação” da pagina 59. Foi uma discussão bastante rica, pois esclareceu algumas duvidas dos cursistas.

Na seqüência realizamos a atividade proposta para a oficina 11: TP6 – Unidade 22 do caderno do formador. Solicitei que os professores em grupo desenvolvessem o fechamento de uma crônica a partir de um trecho do texto de Moacyr Scliar, publicado em O imaginário com o titulo “Espírito Carnavalesco”. Pedi que lessem o trecho da crônica, planejassem e escrevessem como o impasse foi resolvido. Durante o processo de produção um membro da equipe anotou todas as tomadas de decisão, relacionadas ao planejamento e a revisão que ocorreram durante a escrita. Em seguida as cursistas leram suas produções e relataram o processo de planejamento para a conclusão do texto. Os professores relataram que esta atividade é ótima para desenvolver com os alunos aspectos da escrita e planejamento. Logo após apresentei o texto original para que pudessem comparar suas produções das quais houve algumas semelhanças.

Para finalizar o período da manhã apresentei o slide do livro “Galileu leu” - Lia Zatz, e sugeri que os professores apresentassem as imagens para os alunos fazerem a produção escrita.
No segundo momento, pela parte da tarde iniciamos a oficina com o slides “Livro zom” de Istevan Banvai, para fazer uma reflexão sobre a importância do conhecimento de mundo dos alunos no processo da leitura.

Após esta apresentação, passamos para as discussões e reflexões da Unidade 24 – “Literatura para adolescente”.
Se na nossa interação com o mundo, vários tipos de textos são importantes, pelo seu uso prático, o texto literário é fundamental por um motivo inverso: pela fantasia,tem a condição essencial de alimentar nossos sonhos não realizados ainda e procurar desvendar o mistério da vida. Por isso, é importante enfatizar que a escola precisa criar essa presença, para que pelo menos em algum momento da vida, dentro ou fora da sala de aula, as pessoas se lembrem da experiência gratificante de ouvir ou ler literatura, e sintam a sua falta.

A escola é um dos espaços privilegiados para a formação de leitores. Portanto não vem atendendo, quer as expectativas, quer as demandas sociais atuais. Os professores enfrentam dificuldades para desenvolver os hábitos da leitura em seus alunos.

Para teorizar nossas discussões, pautamo-nos nas leituras sugeridas e nos textos da TP. Após o estudo da TP, abrimos uma calorosa discussão que teve um envolvimento e a participação bastante efetiva de todos os cursistas. Pedi que cada professor relatasse sobre as práticas que utilizam para desenvolver leitura literária em sala de aula e posteriormente contrapor com a teoria e analisar quais são consideradas adequadas e inadequadas para a partir daí rever e buscar formas mais inovadoras para desenvolver o trabalho com a leitura.

Realizamos a atividade 5 e 6 da página 182 e 183 solicitando que os professores relatassem sua experiência, na adolescência, com a leitura de obras de literatura: o que lia o que preferia, quem indicava? Na escola a leitura era obrigatória? Vocês gostavam de ler? Que livros tem trabalhado com seus alunos e suas indicações mais freqüentes? Quais os critérios utilizados para a indicação de um livro?

A partir dos relatos dos professores sobre questionamentos concluímos que a maioria de nós não foi estimulada a leitura por prazer na escola e as poucas vezes em que isso ocorreu era para cumprir tarefa, ler obra literária porque era obrigado e cobrado trabalho avaliativo. Quanto aos alunos concluímos que há muito por fazer, e esta mudança deve começar por nós.Pois sabemos que a família salvo as exceções de praxe não são grandes incentivadoras da leitura e portanto, não expõem nossas crianças aos livros. Há, entretanto, uma condição para que a leitura seja de fato prazerosa e válida: o desejo do leitor. Por isso enfatizamos a seção 3. Existem boas formas de explorar a literatura na escola?

A partir daí acreditamos que a escolha de uma obra não pode ser imposta, mas estimulada através de várias estratégias utilizadas pelo professor, como oferecendo a possibilidade do contato com uma diversidade de obras que venham agradá-lo. Solicitado anteriormente os professores levaram várias sugestões de livros que consideram adequadas para a série com a qual trabalha e trocando pensaram idéias a melhor forma de motivar os alunos para a leitura, com por exemplo: falar das personagens, outra é mais motivador falar rapidamente do assunto, de outra, a capa e o titulo criam boas expectativas para a historia partir de uma propaganda feita. A participação efetiva nas discussões contribui muito para avaliarmos o trabalho que temos feito e perceber que ainda temos um longo caminho a percorrer.

No socializando o Avançando na Prática, as atividades foram diversificadas a professora Fabiana desenvolveu Avançando na prática da página 178 no primeiro momento enfatizou a importância da literatura na vida dos adolescentes. Logo em seguida levou vários livros para os alunos lerem como exemplares da revista Asterix, contos de fadas (Andersen); o Gato Malhado, entre outras.
A professora relatou que o trabalho despertou prazer estimulo para a maioria dos alunos que participaram com entusiasmo e dinamismo.
Relatou que a criatividade dos alunos foi impressionante, pois alguns até encenaram, partes da história que mais gostaram. A professora Geronima aplicou do Avançando na Prática da pagina 190, relatando que os alunos escolheram livros de seu gosto para realizarem a atividade e houve a participação de toda a turma. Já a professora Maria Eliana trabalhou com os alunos de 8° série a atividade da página 54, sugerindo vários temas para os alunos defender uma idéia como tese na elaboração de textos argumentativos. Também foi aplicado o Avançando na Prática da página 39 em que a produção sugerida pela professora Estelita foi produzir um texto publicitário onde o aluno através e argumentos irá convencer o colega a ler um livro indicado por ele no anuncio.

Para finalizar , quero registrar o sucesso do nosso trabalho que se deu graças ao empenho e compromisso de todos os cursistas. Os professores colocaram que o Gestar proporciona momentos de reflexão através do dialogo durante a socialização das experiências vivenciadas em sala de aula. O que permite que avançamos em nossa prática, superando barreiras e permitindo uma renovação da prática no ensino da leitura e escrita.
Cursistas realizando atividade da oficina 11 TP 6- fechamento de uma crônica
Cursistas realizando a leitura do Ampliando nossas referências

Cursistas socializando conhecimento na oficina da TP6



Fotos das atividades realizadas das cursistas Vera e Fabiana da TP2



Cursista Fabiana expondo imagem para os alunos fazerem a descrição

Alunos realizando atividades do Avançando na Prática da TP 2

A cursista Vera lendo o trabalho do Avançando na Prática da TP 2

Aluno realizando a descriçao da imagem

Aluno analisando imagem para descrição atividade da TP2