DATA: 19/12/09
RELATÓRIO DA OFICINA AVALIATIVA DO GESTAR II E PROJETOS
“Viver é a arte de realizar sonhos. Viver é ser o artista da auto-criação. As mudanças ficam mais fáceis quando o que se passa dentro de você é explicado. O grande néctar da vida é a possibilidade de realizar o divino que existe dentro de cada um de nós.
(Ágata Sthéfani)
Neste sábado, 19 de dezembro de dois mil e nove, nos reunimos para realizar o Seminário de Avaliação do Gestar II no município de Bossoroca, RS, com o objetivo de fazermos a apresentação da auto-avaliação dos cursistas e dos projetos.
RELATÓRIO DA OFICINA AVALIATIVA DO GESTAR II E PROJETOS
“Viver é a arte de realizar sonhos. Viver é ser o artista da auto-criação. As mudanças ficam mais fáceis quando o que se passa dentro de você é explicado. O grande néctar da vida é a possibilidade de realizar o divino que existe dentro de cada um de nós.
(Ágata Sthéfani)
Neste sábado, 19 de dezembro de dois mil e nove, nos reunimos para realizar o Seminário de Avaliação do Gestar II no município de Bossoroca, RS, com o objetivo de fazermos a apresentação da auto-avaliação dos cursistas e dos projetos.
O encontro aconteceu no Auditório Municipal João Luiz Bandeira, Bossoroca, RS. Iniciamos o encontro com os slides “Palavras” (Titãs), após a reflexão distribui uma folha para cada cursista escrever uma palavra que tenha representado o Gestar II para cada uma e usassem a criatividade para decorar, logo após solicitei que todos colassem em um papel e assim formamos um belo cartaz, com as palavras representativas como: inovação, criatividade, transformação, crescimento, desafio, caminhada, compromisso, envolvimento, prática, troca de experiências... A partir daí começamos as explanações de cada cursista sobre o Gestar II, dos quais registro aqui alguns depoimentos: “O curso Gestar foi muito proveitoso, pois me proporcionou muitas idéias inovadoras que despertaram a consciência crítica de meus alunos e me fez repensar a forma de trabalhar os textos e conteúdos de língua portuguesa.” (Fabiana). “Foi uma estrutura sólida para mim professora, possibilito-me a aprofundar conhecimentos e consequentemente, melhorou meu desempenho pessoal e profissional, aprimorando minha prática pedagógica, troca de experiências e pude me atualizar, proporcionando-me novos desafios como educadora, trazendo novas ideias e estratégias acerca do Ensino de Língua Portuguesa.” (Maria Janeth). “O curso me mostrou um novo caminho, onde nós educadores temos que estar sempre nos aperfeiçoando, e buscando.” (Estelita). “Foram muitos encontros inovadores e criativos. Sugestões belíssimas de como aplicar o conteúdo e dinâmicas em sala de aula prazerosas, estimulando práticas diversificadas, valorizando diferentes textos, em diferentes suportes.” (Gerônima).
Enfim, foram muitos os relatos e opiniões dos professores dizendo que o Gestar proporcionou momentos de reflexão através do diálogo durante a socialização das experiências vivenciadas em sala de aula e das teorias estudadas e debatidas na realização das oficinas, permitindo uma renovação da prática no ensino da leitura e escrita, contribuindo para elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem da Língua Portuguesa. Durante os relatos dos professores pude sentir muita emoção, pois não houve pontos negativos e sim muito aprendizado. O único ponto que poderia ser considerado negativo é o fato do pouco tempo que teve para que pudessem explorar mais as atividades dos livros, pois muitas relataram que por ter sido prolongado o recesso escolar devido a “gripe A”, atrapalhou um pouco as aplicações das atividades, mas se comprometeram de continuar explorando o material no próximo ano.
Após os relatos dos professores iniciamos as apresentações dos projetos vivenciados nas escolas sob a coordenação das cursistas que atuam nas referidas escolas, sendo o Projeto “Ler é um prazer, cultive este hábito na família”, desenvolvido na E.M.E.F. Josefina Ferreira Aquino pelas professoras cursistas, Vera, Fabiana e Estelita, as quais acreditam que a característica essencial de um projeto é ter um objetivo compartilhado por todos os envolvidos para se chegar a um produto final, em função do quais todos trabalham. As professoras montaram sacolas com vários tipos de livros, revistas das oferecem um a leitura bem diversificada. Cada turma tinha uma, o aluno retirava na biblioteca e levava para casa a qual constava uma ficha para marcar o que foi lido e o que mais gostou de ler. No dia do encerramento do Projeto a turma que mais cuidou da sacola e mais leu ganharia um prêmio e entre os leitores foram sorteados vários prêmios, entre eles uma cesta com alimentos. Também foi distribuído um cartão com pirulito parabenizando cada aluno pela participação no Projeto. As professoras foram bem felizes com o Projeto, pois os resultados foram alcançados, conseguiram criar espaços múltiplos e dinâmicos de leitura e informação, na escola e fora dela atingindo a família que muitas vezes não possuem esta oportunidade de lazer.
O Projeto “Leitura Iluminando o Caminho”, foi desenvolvido na escola do interior do município Escola Guiomar Medeiros, com as cursitas Maria Janeth, Gerônima e Maria Eliane. “Autor de causo presente na escola” (Vanise-Escola Prof. Haidée Nascimento), “Criação e recital de poemas” (Araci-Escola Osório Peixoto). Os projetos relacionados foram culminados nas escolas com muito êxito, dos quais eu tive a oportunidade de estar presente, com exceção do projeto da professora Vanise, por motivo de saúde apresentou laudo médico.
O resultado dos Projetos apresentados foi um pouco do resultado já presente nas escolas que o Curso Gestar ofereceu à ação pedagógica dos professores, propondo situações que incentivem a reflexão e a construção do conhecimento como processo contínua de formação docente. No encerramento das apresentações registrei também minha auto-avaliação do Programa Gestar II, pois estou muito satisfeita com o resultado final do curso; Foi para mim um desafio novo que surgiu para o melhoramento de nossa vida profissional e onde tive a oportunidade de estabelecer novos contatos e fazer novas amizades. Cabe ressaltar que nos momentos presencionais, tive apoio do grupo de colegas onde foi possível discutir, levantar questões, tirar dúvidas, reforçar e estimular atitudes favoráveis do entendimento de um determinado assunto.
Para finalizar o encontro distribui uma mensagem de Natal com um bombom para cada cursista e combinamos de nos encontrar no inicio das aulas para entrega e exposição dos portifólicos e realizarmos uma confraternização de encerramento do curso, que não foi possível ser realizada neste mês pelo acúmulo de tarefas de encerramento de final de ano letivo.
Fotos do encerramento do Projeto " Leitura iluminando o caminho" desenvolvido na E.M.E.B Guiomar Medeiros




Fotos do encerramento do Projeto"Ler é um prazer, cultive esse habito na familia". Projeto Sacola da Leitura E.M.E.F Josefina F. Aquino