segunda-feira, 20 de julho de 2009

RELATÓRIO DA OFICINA 6
DATA: 26/06/09
TP 3 unidade 11 e 12
Tipos textuais
A inter-relação entre gêneros e tipos textuais

“Feliz aquele que transfere o que sabe, e aprende com o que ensina.”
Cora Coralina.

No dia vinte e seis de junho, nos reunimos para realizarmos a sexta oficina do gestar de Língua Portuguesa no município de Bossoroca, RS.

Iniciamos com um momento de reflexão por meio de uma mensagem de autoconfiança:
” Não seja como rio que corre sozinho”

Logo após, começamos as discussões sobre o conteúdo tratado na unidade, tipos textuais e inter-relação entre gêneros e tipos textuais. Sabemos que o grande desafio de todo o professor de Língua Portuguesa é fazer com que seu aluno lê, interprete, escreva melhor o seu próprio idioma na situação sóciocomunicativa. Por isso, refletimos juntos a respeito dos conceitos fundamentais de tipos e gêneros textuais. Sendo os tipos textuais mais conhecidos que os gêneros na tradição escolar, especialmente em aula de redação, quando trabalhamos com a descrição, a narração e a dissertação, que por muito tempo, esses três tipos de textos reinaram absolutos nas propostas de escrita. Consenso entre professores, essa maneira de ensinar a escrever foi um das principais responsáveis pela falta de proficiência entre nossos estudantes. “Nessa antiga abordagem ninguém aprendia a considerar quem seriam os leitores. Por isso, não havia a reflexão sobre a melhor estratégia para colocar uma idéia no papel”, resume Telma Ferraz Leal, da universidade Federal de Pernambuco.

A partir do que lemos sobre os tipos textuais, os professores apresentaram algumas dúvidas, quanto os dois tipos menos freqüentes no processo de ensino aprendizagem: o injuntivo( ou instrucional) e o preditivo. Então, sugeri que fizéssemos uma seleção de textos de diversos gêneros separando conforme sua seqüência tipológica e seu objetivo.

No segundo momento, abri espaço para que os professores fizessem as explanações sobre o Avançando na Prática, como planejaram a atividade, bem como o resultado alcançado. A maioria dos professores realizaram a atividade do Avançando na prática da TP 3 página 109, a qual o aluno teria que descrever o objeto oralmente, para depois escrever o texto descritivo. Mesmo depois de realizarem a atividade de maneira lúdica, alguns ainda encontraram dificuldades na organização de ideias, na estrutura textual e na ortografia. O que me fez abrir um espaço para nos questionarmos que “escrever não é fácil” e para que o aluno fique estimulado com a proposta, é preciso investigá-lo, fazê-lo refletir sobre o que lê e escreve. Portanto, nosso aluno só vai conseguir produzir textos de qualidade, se nós professores mudarmos nossos métodos e o programa gestar esta nos oportunizando a alcançarmos esse objetivo.

A professora Vera relatou que propôs para os alunos uma criação de texto descritivo a partir de gravura, a qual não teve êxito na atividade proposta, a grande maioria encontrou muitas dificuldades na estrutura do texto. Sugeri que devolvesse os textos para os alunos e reprogramasse a atividade, retomando no quadro os passos para se escrever um texto e como iria acontecer a Festa Junina na escola, pediu-lhes que realizassem seu texto descritivo a partir do que aconteceu na festa. Após os outros relatos, sugestões e trocas de experiências, que temos plena consciência que é muito importante para nós educadores, realizamos a avaliação da oficina, alguns professores questionaram o pouco tempo de uma oficina para outra e também pelo fato de haver muitos eventos na escola: término de trimestre, paralisação no município, jogos escolares, acabaram atropelando o planejamento das atividades. Retomamos os assuntos da próxima oficina da TP4 – unidade 13 e 14.
Acreditamos que estamos no rumo certo, pois o futuro depende de nossas ações no presente e se semeamos boas sementes os frutos serão igualmente bons.
Formadora Maria Aparecida Andres Nascimento
Bossoroca-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário