
Alunos realizendo atividades da TP 4 sobre o Ambiente letrado.
Professora cursista c
om os alunos da E.E.E.F. Haidee Nascimento sistematizando o conhecimento observado sobre o ambiente letrado e apreciando os cartazes.
RELATÓRIO DA OFICINA 7
Iniciamos refletindo sobre o processo de letramento e a necessidade de desenvolver habilidades que tornem nossos alunos proficientes em leitura. Sabemos que qualquer experiência na vida de uma pessoa tende a ter melhores resultados quanto mais ela atende a objetivos claros e verdadeiros para o sujeito que a vivencia. Com a leitura não é diferente, quanto mais ela tiver um objetivo para o aluno, mais ele vai buscar o material adequado, ou vai ler com disposição o que lhe é oferecido, e com mais facilidade vai compreendê-lo.
Professora cursista c

RELATÓRIO DA OFICINA 7
DATA: 08/07/09
TP4- Unidades 13 e 14.
Leitura, escrita e cultura.
O processo da leitura.
Leitura, escrita e cultura.
O processo da leitura.
No dia 08 de julho, nos reunimos novamente para realizarmos a sétima oficina do Gestar no município de Bossoroca/RS .
Iniciamos refletindo sobre o processo de letramento e a necessidade de desenvolver habilidades que tornem nossos alunos proficientes em leitura. Sabemos que qualquer experiência na vida de uma pessoa tende a ter melhores resultados quanto mais ela atende a objetivos claros e verdadeiros para o sujeito que a vivencia. Com a leitura não é diferente, quanto mais ela tiver um objetivo para o aluno, mais ele vai buscar o material adequado, ou vai ler com disposição o que lhe é oferecido, e com mais facilidade vai compreendê-lo.
É necessário, pois, que o professor tente ajudar seu aluno a desenvolver a consciência da importância, não só de ler, como também dos diferentes tipos de leitura. E isso não se consegue repetindo de que “ler é preciso”, “ler é viajar”, “quem lê sabe mais”. Como diz Paulo Freire;” Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”(Educação na cidade, 1991). O que nós, professores, temos de tentar é conhecer os interesses dos alunos, ter clareza quanto ao que eles sabem e oferecer-lhe materiais e experiência de leitura capaz de mobilizá-los, quer dizer, tornar a leitura significativa implica criar nos alunos motivos para ler, ou ajuda-las a ter necessidade de ler.
Sabemos que é por meio do letramento que vamos adquirir novos conhecimentos, transformar aqueles que já temos comunicar o que pensamos e conhecemos sobre o mundo aos outros. Assim, aprendemos e desenvolvemos a leitura e a escrita de acordo com os diversos contextos em que vivemos. Então, distribui alguns questionamentos para serem debatidos e socializados entre os professores.
1- Como você define letramento?
2-Qual a relação que você estabelece entre letramento, alfabetização escolarização?
3-Como podemos relacionar letramento com as praticas de cultura local?
4-De que modo o conhecimento prévio interfere na atividade de leitura e escrita?
5-Qual deve ser o papel do professor que trabalha na perspectiva do letramento?
2-Qual a relação que você estabelece entre letramento, alfabetização escolarização?
3-Como podemos relacionar letramento com as praticas de cultura local?
4-De que modo o conhecimento prévio interfere na atividade de leitura e escrita?
5-Qual deve ser o papel do professor que trabalha na perspectiva do letramento?
A partir do estudo das atividades propostas ,refletimos sobre o desenvolvimento da escrita e sobre as diversas formas de representação e utilização da cultura letrada, bem como da sua importância para o nosso aluno.Enfatizamos a diversidade cultural, a valorização do conhecimento prévio e lemos e discutimos o “Ampliando nossas referências”, da página 54 e55.
Apresentei slides sobre alguns conceitos de letramento como o de Kleiman(2004) que define o termo letramento do seguinte modo;
“Podemos definir hoje o letramento como um conjunto de práticas sociais que usam a escrita, enquanto sistema simbólico e enquanto tecnologia, em contextos específicos, para objetivos específicos”. (Kleiman, 2004,p. 19).
Para Magda Soares não basta à alfabetização, é preciso atingir o letramento, a qual define como sendo; ”Letramento é o estado ou condição de quem não só sabe ler e escrever, mas exerce as práticas sociais de leitura e de escrita que circulam na sociedade em que vive, conjugando-as com as práticas sociais de integração oral.”
Distribui para os professores o poema de Magda Soares “O que é Letramento”? Para definirmos melhor o verdadeiro sentido da palavra.
Apresentei slides sobre alguns conceitos de letramento como o de Kleiman(2004) que define o termo letramento do seguinte modo;
“Podemos definir hoje o letramento como um conjunto de práticas sociais que usam a escrita, enquanto sistema simbólico e enquanto tecnologia, em contextos específicos, para objetivos específicos”. (Kleiman, 2004,p. 19).
Para Magda Soares não basta à alfabetização, é preciso atingir o letramento, a qual define como sendo; ”Letramento é o estado ou condição de quem não só sabe ler e escrever, mas exerce as práticas sociais de leitura e de escrita que circulam na sociedade em que vive, conjugando-as com as práticas sociais de integração oral.”
Distribui para os professores o poema de Magda Soares “O que é Letramento”? Para definirmos melhor o verdadeiro sentido da palavra.
Passamos então, para os relatos da Lição de Casa e o Avançando na Prática. A professora Gerônima escolheu o tema Festa Junina, por ser uma festa que é realizada na escola, para que os alunos escrevessem um texto informativo e para que isso acontecesse era preciso ter conhecimento do assunto, por isso orientou os alunos que pesquisassem, coletassem dados sobre o assunto para depois escreverem o texto. Comentou que foi valido e incentivou os alunos a adquirirem um pouco mais de conhecimento sobre essa cultura.
A professora Maria Janeth também escolheu o mesmo tema, iniciou a aula comentando a respeito das festas realizadas na comunidade local, regional e nacional, após solicitou que os alunos escrevessem um texto informativo, de acordo com o conhecimento que cada um tem sobre as festas juninas. Comentou que os alunos tiveram dificuldade em passar para o papel as suas falas de acordo com as reflexões feitas sobre as maneiras de expressar a cultura local, o quê o fez perceber que deverá ampliar o conhecimento dos alunos, tendo em vista o propósito da comunicação.
A professora Vanise, levou em conta que observar o ambiente letrado é importantíssimo para que possamos entender as práticas da cultura escrita e transformar o nosso conhecimento, desenvolveu o Avançando na Prática da página 31, a qual relatou que não havia concluído.
Após os relatos das professoras concluímos que a grande maioria dos alunos apresenta dificuldade em organizar suas idéias e colocar no papel. Portanto, é preciso que o professor não desanime e tenha consciência que o nosso desafio é ajudar os alunos a terem necessidade de ler, buscar com eles as razões para saber alguma coisa. Pois, o aluno participa da cultura letrada quanto mais tiver experiência com materiais escritos em gêneros textuais diversos. Esperamos que vocês professores criem, dentro de seu espaço de trabalho oportunidade para que estas construções se dêem de fato, trabalhando a leitura e a escrita a partir de uma perspectiva do letramento.Avaliamos que este encontro foi de fundamental importância para nós, por se tratar de temas tão relevantes na prática do professor.
Formadora Maria Aparecida Andres Nascimento
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